top of page
Clarissa Ferreira - La Vaca ed 2 por _vitoriaproenca 13.jpg

LaVaca é um novo signo

É um símbolo de que natureza-cultura são conceitos cujas fronteiras são fraturadas. Era tudo mato. O gado foi trazido para este continente. A pampa não existia.No Sul da América, o gado esteve relacionado ao desenvolvimento sócio-econômico. Nas narrativas, o gado se equivalia ao latifúndio. São inúmeras as obras onde bois e vacas são referenciados.

LaVaca tem como referência o trabalho de Marília Kosby, o livro Mugido e um alargamento das referências sobre a poética sulina produzida por mulheres. Narrativas essas que nos fazem pensar sobre o consumo de carne de forma compulsória, a exploração e a política sexual da carne, a sociedade privada, os cercamentos.

Nossos pensamentos e expressões causam ruído na marcha dos centauros, como disse a poeta, e na cultura machista, que construiu um ideal de feminilidade, onde o funcionamento social para as mulheres opera a partir da musa coisificada, da primeira prenda, que existe para evocar a imagem da flor, jamais a da vaca, a que dá sustância, a que traz sustento. De forma depreciativa, usa-se a expressão “vaca” para denominar uma “mulher muito gorda ou muito grosseira”. “Às mulheres as alfaces” e campos de silêncio. Nosso pensamento é visto como uma ameaça. Nosso letramento é lido como intimidação.

Vaca, sim!

LaVaca!

Em contraponto ao mito ocidental da macheza, o mito do centauro, surge essa mulher-vaca fazendo referência à deusa egípcia Hator, que evoca a fertilidade e a música.

Quintana questiona: o que essa vaca canta? Será que cantaria a manutenção da vida em meio à extinção? Cantaria a ameaça das mineradoras à hidrografia do Sul do Brasil? Cantaria a modificação genética da natureza? Como reitera Marília: em que palavra daria aquela melodia?

Ficha técnica

1. A Vaca

Música: Clarissa Ferreira

Poema: Mario Quintana

Participação especial: Marília Kosby recitando poema

do livro Mugido, de sua autoria

Voz: Clarissa Ferreira

Violino: Miriã Farias e Clarissa Ferreira

Violoncelo: Luyra Dutra

Viola: Gabriela Vilanova

Violão: Neuro Júnior

Baixo elétrico: Guilherme Ceron

Beat: Guilherme Ceron

Sopapo, tamborim, afoxé e agogô: Bruno Coelho

 

2. Abuelita

Composição: Clarissa Ferreira

Participação especial: Nina Wirtti

Voz: Clarissa Ferreira e Nina Wirtti

Sitar indiano: Eduardo Riter

Violão: Neuro Júnior

Baixo elétrico e loops: Fabricio Gambogi

Udu e balde: Bruno Coelho

3. Gauche

Composição: Clarissa Ferreira e Ana Matielo

Voz: Clarissa Ferreira e Ana Matielo

Violão: Neuro Júnior e Ana Matielo

Bombo leguero: Pedro Borghetti

4. Flor Extinta

Composição: Clarissa Ferreira e Neuro Júnior

Voz: Clarissa Ferreira

Vocais: Tamiris Duarte

Violino: Miriã Farias e Clarissa Ferreira

Violoncelo: Luyra Dutra

Viola: Gabriela Vilanova

Violão: Neuro Júnior

Baixo elétrico: Tamiris Duarte

5. Pampa

Composição: Clarissa Ferreira e Lucas Ramos

Participação especial: Vitor Ramil

Voz: Clarissa Ferreira e Vitor Ramil

Violão: Neuro Júnior

Bombo leguero: Pedro Borghetti

Acordeom: Gabriel Romano

6. Flor de Pedra

Música: Clarissa Ferreira

Letra: Su Paz

Participação especial: Loma Pereira

Voz: Clarissa Ferreira e Loma Pereira

Vocais: Tamiris Duarte

Violino: Clarissa Ferreira

Violão: Neuro Júnior

Baixo elétrico: Guilherme Ceron

Tambor chico: Lucas Ramos e Rafa Costa

Tambor piano: Guilherme Ceron

Tambor repique: Pedro Borghetti

Congas: Bruno Coelho

 

7. Cavalo

Composição: Clarissa Ferreira

Participação especial: Emily Borghetti no sapateado

Voz e violão: Clarissa Ferreira

Guitarra, baixo elétrico e loops: Fabricio Gambogi

Bateria: Lucas Ramos

8. Churrascos

Música: Clarissa Ferreira

Poema: Angélica Freitas

Participação especial: Ana Prada

Voz: Clarissa Ferreira e Ana Prada

Violino: Clarissa Ferreira

Violão: Neuro Júnior

Gaita ponto: Renato Muller

Facas: Fabricio Gambogi

 

9. Tiranas

Música: Clarissa Ferreira

Texto: Maria Gabriela Saldanha

Participação especial: Rhaissa Bittar

Voz: Rhaissa Bittar, Clarissa Ferreira e Ana Matielo

Violão: Neuro Júnior

Teclado: Fabricio Gambogi

Baixo elétrico: Wagner Lagemann

Shaker, congas e bongô: Bruno Coelho

 

10. Chinaredo de Alpargata

Composição: Clarissa Ferreira, Ana Matielo, Bel Medula, Marília Kosby, Brenda Billmann, Paola Matos e Pyetra Hermes

Voz e palmas: Clarissa Ferreira, Ana Matielo, Bel Medula e Marília Kosby

Violino: Clarissa Ferreira Violão: Ana Matielo

Baixo elétrico: Tamiris Duarte

Conga e bombo leguero: Nina Fola

bottom of page